• Ana Paulaº Lappoñi

TRATAMENTO PARA INFERTILIDADE E AS SOLUÇÕES DA MEDICINA CHINESA

A busca por um tratamento para infertilidade é cada vez mais comum. No mês passado, vi um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que me deixou incomodada: de 10% a 15% dos casais em idade fértil não conseguem ter filhos. Fazem todo o tipo de tentativa e a mulher não engravida. Para quem é mãe duas vezes, como eu, é triste saber que tanta gente não é capaz de experimentar essa felicidade.


Embora seja um mal que possa atingir tanto homens quanto mulheres, a complexidade do sistema reprodutivo feminino acaba sendo a principal fonte de investigação quando a tentativa em ter um bebê já passa de meses, talvez anos.



Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, se o casal já está há mais de dois anos nessa busca sem sucesso e o parceiro está com a capacidade reprodutiva em dia, é hora de entender o que está acontecendo no corpo da mulher. O que a impede de realizar esse sonho?


Tratamento para infertilidade: por onde começar?


Uma dúvida de muitas pacientes da minha clínica de acupuntura e shiatsu em Pinheiros é se infertilidade e esterilidade são a mesma coisa. E a resposta é não!


A infertilidade é uma incapacidade temporária ou até mesmo permanente de gerar um filho, mas que tem chances de tratamento. Por mais que seja difícil, às vezes, determinar sua causa, ela pode ser revertida de alguma maneira.



Já a esterilidade é a impossibilidade total de se reproduzir. Por mais que se tente, nunca vai acontecer. Estima-se que de 15% a 20% da população mundial seja estéril.


A infertilidade não é só a dificuldade de concretizar a fecundação em si, mas também de levar a gravidez até o final. Há muitas mulheres que conseguem engravidar, mas a gestação não se completa e, por algum motivo, ocorre um aborto espontâneo.


E uma prova de que a fertilidade pode ter um caráter temporário é o fato dela afetar casais que já tiveram um filho antes, mas que agora, por algum motivo, não conseguem gerar uma outra criança.





Quais são as causas da infertilidade?


Para fazer um tratamento para infertilidade que seja bem sucedido é necessário, primeiro, identificar as causas. Como eu sempre digo aqui no blog, tudo começa em você. Eu preciso entender a paciente e, só depois, saberei o que fazer para ajudá-la.


Separei, aqui, as duas principais causas para a infertilidade. Talvez alguma delas seja o seu caso. Se quiser conversar sobre isso ou tirar qualquer dúvida, eu terei o maior prazer em ajudar. Clique aqui e mande sua mensagem.

1 - IDADE AVANÇADA


Por questão de trabalho ou por acreditarem que ainda não seja o momento ideal, muitos casais adiam a decisão de ter um filho. E quando resolvem planejar uma gravidez, já se passaram muitos anos e a capacidade de concepção já não é mais a mesma.


As mulheres nascem com uma quantidade de óvulos que vai reduzindo ao longo do tempo. Geralmente, depois dos 35 anos, essa reserva ovariana já está em torno dos 10% e vai continuar em queda até atingir a menopausa.




Mas se engana quem pensa que a produção de óvulos está ligada simplesmente ao passar dos anos. Há um outro fator que conta, e muito, para o surgimento da infertilidade: o estado energético dos canais de energia Chong Mai, Ren Mai e principalmente da energia do Rim e do Fígado. Conforme envelhecemos, a energia destes órgãos vai enfraquecendo, diminuindo as possibilidade de gestação


2 - DEFICIÊNCIA DE ENERGIA EM ÓRGÃOS VITAIS


Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, na maioria das vezes a dificuldade de engravidar é provocada por alguma deficiência energética do Rim (podendo ser do Qi, do Yin ou do Yang), da estagnação do Qi do Fígado, da estagnação de sangue ou acúmulo de fleuma-umidade.


Um Qi deficiente no Rim e estagnado no Fígado vai dificultar a fecundação. É necessário que essa energia esteja fluindo de maneira correta para que o espermatozoide encontre o óvulo.


Para se ter uma ideia da força dessa energia, a estagnação de sangue é um dos motivos da endometriose, dos pólipos endometriais, miomas, cistos, aderências pélvicas, obstrução das tubas uterinas.


Já a malformação do aparelho reprodutor feminino ou masculino, a insuficiência ovariana ou a menopausa precoce, por exemplo, têm a ver com o comprometimento da essência e da energia do RIM herdados.




Tratamento para infertilidade: a influência do estilo de vida!


Parece grego, né? Calma, todos esses são conceitos que um bom especialista domina. O importante é na anamnese, aquele interrogatório feito para ter um diagnóstico inicial preciso, seja feita uma diferenciação caso a caso e seja oferecido o tratamento adequado para cada problema.


Em outro artigo aqui do blog, que você pode ler clicando aqui, falei um pouco sobre como o estilo de vida que levamos é uma das causas de adoecermos.


Com a gravidez não é diferente. Pessoas que trabalham demais, que vivem estressadas, terão dificuldade para engravidar porque as questões emocionais interferem diretamente no funcionamento do Fígado. A energia estagnada neste órgão pode gerar disfunções hormonais e comprometer os canais Chong Mai e Ren Mai, fundamentais para a ovulação.


E, quando falamos em estilo de vida, não podemos esquecer o cigarro. O tabagismo é outro fator que interfere muito na fertilidade. A cada cigarro acesso, a chance de engravidar diminui.





A acupuntura pode ajudar no tratamento para a infertilidade


O uso combinado da acupuntura com o tratamento feito com o ginecologista especialista em reprodução pode ser a solução para a mulher que não consegue engravidar. A acupuntura é essencial em casos de disfunções ovulatórias, idade avançada, síndrome de ovário policístico, hiperprolactinemia e hipotireoidismo.

Já nos casos congênitos, de mudanças estruturais no aparelho reprodutor - como estenose ou obstrução tubária, aderência pélvica, endometriose, miomas, pólipos - a ação da acupuntura, embora ajude muito, fica mais limitada.


Além da acupuntura, como a medicina tradicional chinesa pode ajudar?


Normalmente, num tratamento de infertilidade, o ideal é aplicar de forma conjunta a acupuntura, a moxa, a fitoterapia chinesa e a auriculoterapia.


Você pode perguntar: "mas por que a moxa"?


A cura através do calor pode ser determinante para casais com dificuldade de engravidar. Em forma de bastão ou de lã, a moxa costuma ser feita com uma erva chamada artemísia, que irá aquecer a região ou o ponto de acupuntura a ser tratado. Normalmente, mulheres com deficiência de Yang se beneficiam muito com esta técnica.


Se você apresentar sintomas como frio nos pés e nas mãos, dor lombar, necessidade de urinar mais de duas vezes no meio da noite, menstruação atrasada, com pouco ou nenhum volume, é sinal de que você está com deficiência de Yang. Isso sem contar com aquele frio no abdômen que melhora com a famosa bolsa de água quente - outro sinal da deficiência.





Quanto tempo dura o tratamento para infertilidade?


O tratamento para infertilidade pode durar até 4 meses. Durante todo este período, a paciente é acompanhada de perto, com um monitoramento constante para que ela se sinta segura e acolhida nesse momento tão delicado. Acredite, você não está sozinha. Durante este período, acompanho de perto a temperatura corporal e outros indicativos fisiológicos para saber se o seu corpo está respondendo ao tratamento de forma satisfatória.

Se precisar de ajuda ou quiser tirar dúvidas, pode me ligar ou mandar um WhatsApp para (11) 99141-1712.


Também pode clicar aqui e mandar uma mensagem.


Será uma honra poder contribuir um pouquinho com a realização do seu sonho!


O Ana Paulaº Lappoñi Espaço Terapêutico, minha clínica de acupuntura em Pinheiros, fica na Rua João Moura, 661, conjunto 63, pertinho do metrô Oscar Freire. Até a próxima!


Se você está enfrentando problemas para engravidar, não desanime. Existem milhares de casais que levaram anos para realizar esse sonho – e conseguiram! Você deve conhecer vários exemplos.


Espero ter esclarecido que existem diversas formas de tratamento para infertilidade e que um deles pode ser o ideal para o seu caso. Conte sempre com minha ajuda!

Até a próxima!

14 visualizações

© 2019 por Lu Costa Design