top of page
  • Foto do escritorAna Paulaº Lappoñi

EXERCÍCIOS FÍSICOS MANTÊM AS DOENÇAS LONGE DE VOCÊ!

Eu não tenho nenhuma dúvida de que os exercícios físicos fazem um bem enorme à saúde e afastam os riscos de doenças. E acho que você também sabe disso, né? Até quem é sedentário, quem tem horror a praticar qualquer esporte, entende que ficar parado é um erro.


Inclusive, sugiro a prática de exercícios físicos para todos os pacientes da minha clínica de acupuntura em Pinheiros.


Não importa qual seja a dor ou o sintoma, o motivo da procura por nossos serviços, e se a pessoa será tratada com acupuntura, shiatsu, tui na, moxa, fitoterápicos. A todos, eu explico que gastar meia hora ou 40 minutos por dia fazendo um esporte é um excelente investimento em saúde.





Correr, caminhar, pedalar, nadar... jogar futebol, vôlei, basquete, tênis... lutar caratê, judô, kung-fu... não importa. Existem atividades físicas para qualquer gosto. E todas são boas para manter o corpo saudável e reduzir os riscos de que algumas doenças se desenvolvam.


Exercícios físicos no país do sedentarismo


Claro que tenho dificuldade de colocar essa ideia na cabeça de alguns pacientes da minha clínica de shiatsu em Pinheiros. Afinal de contas, estamos no Brasil, o campeão sul-americano em sedentarismo.


Sim, li outro dia uma pesquisa que me deixou assustada. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o quinto país do mundo e o primeiro da América do Sul com mais pessoas sedentárias, que não fazem absolutamente nenhuma atividade física.


A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) já divulgou que o sedentarismo é um dos principais motivos para o surgimento de doenças cardiovasculares. E um estudo do Ministério da Saúde, feito no ano passado, mostrou que a quantidade de brasileiros se exercitando até aumentou, mas que 44,8% ainda estão paradinhos, imóveis, engordando e vendo a saúde se esvair aos poucos.


Atividade física melhora diversos problemas de saúde


Essa notícia nem é tão recente assim. É de 2017, e eu a encontrei pesquisando no Google sobre sedentarismo. Mas imagino que, em três anos, a situação não deva ter mudado muito.


De acordo com esta reportagem do G1 que você pode ler clicando aqui, um estudo feito na Noruega por 11 anos provou que o sedentarismo pode levar à depressão. 34 mil noruegueses foram acompanhados por todo esse tempo. As pessoas que não faziam exercícios físicos tinham 44% mais chances de desenvolver depressão do que aquelas que se exercitavam uma hora por dia.




A atividade física ajuda a emagrecer ou a manter o peso. Sem engordar, e com o corpo sempre em movimento, é bem mais difícil sofrer com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. O esporte também ajuda a controlar os níveis de colesterol. E mais: quem se exercita melhora a qualidade de sono e, consequentemente, consegue ser mais produtivo e bem-humorado.


Eu só vi vantagens em tudo isso aí! E você?


Como os chineses lidam com os exercícios físicos?


Não é à toa que eu indico exercícios físicos aos pacientes da minha clínica de acupuntura em Pinheiros. Como você sabe, acupuntura e shiatsu são duas terapias orientais. Fazem parte da Medicina Tradicional Chinesa. E os chineses adoram praticar exercícios físicos!


Veja, neste vídeo, o exemplo da senhora Huang Yanzhuo, uma chinesa que corre 10 quilômetros dentro de casa:






Impressionante, né? Olhe agora esse vovô chinês que dá um banho de vitalidade em muito garotão.





São 2 exemplos entre milhões de orientais que praticam exercícios físicos regularmente. Os chineses sempre foram ativos. Em 2.500 a.C, já faziam movimentos em forma de dança para lubrificar as articulações e friccionar os músculos. Eram estratégias para acabar com as dores após uma longa jornada de trabalho.

A medicina tradicional chinesa indica a prática de exercícios para a prevenção de doenças.


Na minha clínica de acupuntura em Pinheiros, o sedentarismo não tem vez!


O sedentarismo faz parte de um mau hábito de vida que deve ser combatido. Nós também ficamos doentes em virtude do nosso estilo de vida.


Na minha clínica de acupuntura em Pinheiros, sempre pergunto ao paciente se ele pratica alguma atividade física. Para quem não faz nada, indico exercícios de Qi Gong e de Lian Gong que podem ser feitos em casa.

Cuidando do corpo, cuidamos da mente. E afastamos a possibilidade de depressão e de muitas outras doenças. Pense nisso!


Suavidade e flexibilidade são manifestações de vida


Estas informações foram úteis para você? Despertaram na sua mente a vontade de abandonar o ócio e levar uma vida mais ativa?


Se você se identificou com o que escrevi e quer tirar alguma dúvida, ou deseja saber mais sobre esse assunto, pode me ligar ou mandar um WhatsApp para (11) 99141-1712.



Terei o maior prazer de falar com você. Meu compromisso é com o resgate do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas.




O Ana Paulaº Lappoñi Espaço Terapêutico, minha clínica de acupuntura em Pinheiros, fica na Rua João Moura, 661, conjunto 63, pertinho do metrô Oscar Freire.


E para encerrar, quero deixar uma reflexão do Lao Tzu, no Tao Te Ching:


“Ao nascer, o homem é suave e flexível; quando morre, é duro e rígido. Ao nascer, as plantas são tenras e frágeis, quando morrem, são secas e fortes. A rigidez e a força são sinais da morte, a suavidade e a flexibilidade são manifestações da vida. Um arco rígido não sairá vitorioso; uma árvore que não se curva, tombará. O que é duro e rígido perece. O que é suave e flexível prospera”


Até a próxima!

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page