• Ana Paulaº Lappoñi

TOSSE PODE SER CAUSADA POR DIVERSOS PROBLEMAS DE SAÚDE

A tosse pode ser uma consequência de vários problemas no organismo. Geralmente, as pessoas não levam isso a sério. Acham que é uma gripe fraca, uma reação ao tempo ou à poeira. Mas há situações em que tossir pode significar algo potencialmente mais grave e que deve ser investigado e tratado. Aqui em casa, se alguém começa a tossir eu fico em alerta imediatamente. E recomendo que você faça o mesmo aí na sua família. Preste atenção quando alguém estiver tossindo.


Mas como saber se é algo simples ou grave? Se é preciso ir ao médico ou só esperar alguns dias até passar? É o que vou abordar no post de hoje! Em minha clínica de medicina oriental em Pinheiros, o Ana Paulaº Lappoñi Espaço Terapêutico, tenho recebido muitos pacientes com tosse. E os tratamentos devem ser adequados ao tipo de tosse e à origem do problema.


Espero que minhas dicas sejam úteis para você. Se ficar com alguma dúvida, clique aqui e mande uma mensagem. Pode perguntar o que quiser.





Tosse pode ser de dois tipos!


A tosse pode ser seca ou produtiva. O que diferencia os dois tipos é a presença ou não de muco. Na tosse produtiva, há uma movimentação da secreção, que acaba sendo eliminada. Já na tosse seca, não há catarro.


E a tosse é um sintoma muitas vezes presente em algumas doenças, como um resfriado comum, asma, sinusite, refluxo gastroesofágico, bronquite crônica, infecções respiratórias, câncer de pulmão e até provocada por medicamentos que controlam a hipertensão.





Outra situação que provoca a tosse é o vício em cigarro. O fumo aumenta o volume de muco produzido pelos brônquios, causa uma irritação no sistema respiratório e provoca uma vontade permanente de tossir.


Quais são as formas de controlar a tosse?


Controlar a tosse é muito importante, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a tosse é um dos principais propagadores do vírus. Por isso, existe a recomendação de usar máscara e manter a distância de outras pessoas.


Especialistas em doenças respiratórias têm algumas dicas para controlar a tosse, como beber bastante água, ingerir bebidas quentes (por exemplo, chá com limão e mel), manter os ambientes bem ventilados, tomar banhos quentes prolongados, usar umidificadores ou vaporizadores e manter a cabeça elevada na hora de dormir.




A tosse pode ser tratada com ajuda da medicina tradicional chinesa


Eu conheço pessoas que possuem uma tosse há anos. Tem dia que está melhor... tem dias que piora. A vantagem de buscar ajuda na Medicina Chinesa é que, por meio de uma anamnese detalhada, consigo identificar o que pode estar causando a tosse e tratar na raiz do problema. Assim, o paciente se verá livre desse incômodo!


Em chinês, tosse se escreve Ke (咳) Suo (嗽). O primeiro caractere representa inversão do Qi do pulmão e o segundo caractere significa o catarro que normalmente é expelido quando estamos com tosse.


Para a MTC, todo sintoma é uma manifestação de desequilíbrio, ou seja, de que algum órgão está deixando de fazer sua função de forma correta... e aí os sintomas indesejáveis aparecem!


Nossos pulmões não gostam de muito frio, nem de muita secura. Quando existe um destes fatores climáticos incidindo em nosso organismo, podemos debilitar o pulmão e a tosse aparecer. Por exemplo: dormir com o cabelo molhado ou com ar condicionado numa temperatura muito baixa. Durante um inverno frio e seco, muitos de nós desenvolvemos uma gripe e, com ela, a tosse.


Além disso, o pulmão pode sofrer a influência do desequilíbrio de outros órgãos como o baço, fígado e o rim. Quando temos a influência destes outros órgãos, normalmente existe a presença de catarro, muco que pode ser mais claro ou mais amarelado, indicando uma presença já de calor neste último caso.




Quais são as terapias orientais indicadas para o tratamento da tosse?


Como expliquei, a tosse pode ser causada por diversos problemas de saúde. Então, o primeiro passo é avaliar precisamente o caso, para descobrir qual é o tipo da tosse e prosseguir com o tratamento mais adequado.


A moxa será usada, por exemplo, se existir uma presença de catarro claro e o paciente apresentar outros sintomas como calafrio e fraqueza.


Vejam que caso curioso surgiu em meu consultório outro dia. Atendi uma paciente com uma tosse persistente e sem motivo aparente, pois não tinha tido gripe nem resfriado. Na anamnese, descobri que ela havia perdido um ente querido há pouco tempo, fato que a deixou muito triste. Ela começou a desenvolver insônia, calores noturnos, vista embaçada e olhos vermelhos, com uma sensação de secura.


Neste caso, além de acupuntura, prescrevi um fitoterápico chinês capaz de nutrir o fígado que estava comprometendo a função do pulmão e ela ficou boa.


Muitas vezes, para quem é leigo, não dá para entender a relação da tosse com o ente querido que partiu. Mas para a medicina tradicional chinesa a saudade, a tristeza e a tosse estão diretamente relacionadas. Tem tudo a ver!




Tratamento para tosse em Pinheiros


Além das doenças diretamente ligadas ao pulmão, existem aquelas doenças extrapulmonares em que a tosse também pode estar presente. É o caso de doenças cardíacas, digestivas, hepáticas e autoimunes, como o lúpus. Já atendi pacientes que mencionaram ter tido muita tosse e descobriram através de exames que tinham na realidade refluxo! Você provavelmente conhece casos assim também, não é mesmo?


Não se preocupe mais com isso! O importante é que a origem da tosse seja bem diagnosticada, com a ajuda de um especialista! É isso que procuro fazer todos os dias quando atendo um paciente pela primeira vez. Entender seu quadro clínico e propor um tratamento eficaz!


O Ana Paulaº Lappoñi Espaço Terapêutico, minha clínica de acupuntura em Pinheiros, fica na Rua João Moura, 661, conjunto 63, pertinho do metrô Oscar Freire.


Se precisar tirar dúvidas, pode me ligar ou mandar um WhatsApp para (11) 99141-1712.


Também pode clicar aqui e mandar uma mensagem.


Espero ter ajudado!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo