top of page
  • Foto do escritorAna Paulaº Lappoñi

TRATAMENTO PARA DEPRESSÃO PODE ENVOLVER ACUPUNTURA

O tratamento para depressão requer atenção e, muitas vezes, diferentes profissionais da saúde como médicos, psicólogos e terapeutas integrativos orientais profissionais. A acupuntura pode ser utilizada para tratar a depressão e muitas vezes é combinada com o eletroestimulação.


Os casos aumentaram após o começo da pandemia do novo coronavírus. Afinal, já são quase 200 dias de quarentena. Se para uma pessoa estável e equilibrada o isolamento social já traz danos à saúde mental, imagine em quem luta contra um quadro depressivo e tenta se manter longe de pensamentos suicidas.




Por isso, e aproveitando a campanha do Setembro Amarelo, resolvi abordar hoje o tratamento para depressão e a forma como a medicina tradicional chinesa enxerga a doença. Também vou explicar como funciona a acupuntura com eletroestimulação, uma terapia que gosto de aplicar em meus pacientes e que se mostra muito eficiente.


Tratamento para depressão: o que é o Setembro Amarelo?


Tudo começou quando um jovem americano de 17 anos cometeu suicídio dentro de um Mustang amarelo. Ele lutava contra a depressão desde que havia terminado um namoro. Em 1994, a Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP), em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS), começou a promover uma campanha para alertar sobre a doença. Em 2003, foi criado o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro.


Por aqui, a campanha chegou em 2014, por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM).




Todos os anos são registrados 12 mil suicídios no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. É uma morte a cada 40 segundos. 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais como depressão ou transtorno bipolar.


A depressão afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, atinge 11,5 milhões de habitantes.


Quais são as causas da depressão?


O tratamento para depressão só pode ser escolhido após um entendimento dos motivos que provocaram a doença. As causas da depressão são classificadas em:


- Genética


- Bioquímica cerebral


- Eventos Vitais


O componente genético é responsável por 40% dos casos. O paciente herda dos ascendentes traços que aumentam a probabilidade de desenvolver a doença.


Já a segunda causa, a bioquímica cerebral, está relacionada à deficiência de substâncias conhecidas como neurotransmissores, como dopamina, serotonina e noradrenalina.


Por fim, temos os eventos vitais, que são a ocorrência de fatos estressantes como fins de relacionamento, mortes de familiares, desemprego e dificuldades financeiras.

Quais são os sintomas da depressão?


O tratamento para depressão também envolve uma avaliação dos sintomas do paciente. Geralmente, ele tem um humor depressivo. Fazer piada com a própria desgraça é normal. Quem nunca brincou com os perrengues que passou na vida? Mas quando a autodepreciação se torna frequente, devemos ficar em alerta.


Outros sintomas da depressão são falta de energia, preguiça, cansaço excessivo, insônia ou sonolência, falta de apetite, perda do interesse sexual, mal estar, queixas digestivas, dor no peito, taquicardia e sudorese.



O tratamento para depressão é multidisciplinar!


O tratamento para depressão pode ser feito de forma multidisciplinar, com o envolvimento de médicos, psicólogos, terapias orientais e outras terapias holísticas.


Em minha clínica de medicina tradicional chinesa em Pinheiros, seguimos os ensinamentos dessa ciência milenar para apoiar os pacientes. Na MTC, a depressão é chamada de Yu Bing, o equivalente ao que, na medicina convencional moderna, é denominado de distúrbio unipolar do humor ou distúrbio depressivo maior.


Como são os pacientes de depressão que buscam apoio na minha clínica?


Em minha clínica de terapias orientais em Pinheiros, recebo muitas pessoas que chegam desanimadas, irritadas ou ansiosas. Geralmente, o paciente adota uma postura cabisbaixa, com um olhar de tristeza. Ele pouco ou nada fala. Costuma estar preocupado, com sentimento de culpa, ideias autodepreciativas, dificuldade de se concentrar e de tomar decisões.


Também há pacientes que não têm vontade de fazer as atividades do dia a dia, que estão sem esperança... e pensam com frequência em morte ou suicídio.


Algumas frases são recorrentes, como: “Tenho tido dificuldade para dormir” ou “estou acordando todos os dias às 3h ou 4h da manhã assustado, com medo e não consigo voltar a dormir, penso em coisas ruins até o dia amanhecer”.



Como a medicina tradicional chinesa enxerga a depressão?


De acordo com a medicina tradicional chinesa, os órgãos que sofrem alteração neste processo de depressão são o baço, o fígado e o coração. No tratamento para depressão com o uso de terapias orientais, o foco, basicamente, será em restabelecer a função energética desses órgãos para recuperar a saúde.


A acupuntura com eletroestimulação é uma terapia muito eficiente nos casos de depressão. Recebo em minha clínica de medicina tradicional chinesa em Pinheiros pacientes que estão fazendo terapia com um psicólogo ou estão recebendo acompanhamento de um psiquiatra, e buscam uma ajuda complementar.


A acupuntura pode acelerar o processo de cura do paciente e auxiliar no processo de reequilíbrio. Muitas vezes, a fitoterapia é utilizada em conjunto


Então, Ana Paula, se estiver deprimido, posso te procurar?


Pode e deve. Mas lembre-se: é muito importante ter um acompanhamento com psicólogo ou um psiquiatra. E se você está tomando alguma medicação, apenas o médico poderá rever a dose do remédio ok? Existem muitas terapias holísticas que poderão ajudar no processo de cura e a acupuntura é, sem dúvida, uma ótima opção.


Eu trato pessoas que marcam a consulta por causa da depressão. E, também, pacientes cujo motivo da visita não tem nada a ver com isso, mas que acabam demonstrando traços e sintomas da doença durante a avaliação.



A melhora é percebida pelo paciente em pequenas mudanças em sua rotina, como acordar mais disposto, melhorar o apetite, diminuir a frequência de pensamentos negativos, estabelecer metas e planos para o futuro próximo.


Uma frase que, com uma ou outra mudança, já escutei algumas vezes e me deixa muito feliz, é esta:

“Ana, meus familiares me deram os parabéns. Dizem que estou muito melhor e que perceberam que eu mudei minhas atitudes perante a vida”.


É um testemunho que sempre me emociona, pois nada pode ser mais gratificante do que afastar alguém da beira do precipício.


Tratamento para depressão com acupuntura em Pinheiros


Em minha clínica de medicina tradicional chinesa em Pinheiros, além de acupuntura, ofereço terapias orientais como tui na, moxa e shiatsu, além de florais de Bach e fitoterápicos.


Clique aqui e envie uma mensagem para agendar uma consulta.


Ou mande um WhatsApp para (11) 99141-1712 e comece hoje mesmo a cuidar da sua saúde.


O Ana Paulaº Lappoñi Espaço Terapêutico, minha clínica de terapias orientais em Pinheiros, fica na Rua João Moura, 661, conjunto 63, pertinho do metrô Oscar Freire.


Se quiser ligar só para tirar dúvidas, fique à vontade. Adoro ajudar as pessoas nos cuidados com a saúde, o bem-estar e o resgate de uma vida mais equilibrada!

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page