top of page
  • Foto do escritorAna Paulaº Lappoñi

DOR DE CABEÇA TODO DIA: O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

Ter dor de cabeça todo dia é mais comum do que você imagina. A intensidade varia, mas ela está sempre lá, atrapalhando a concentração, derrubando a produtividade e causando incômodo. Por que isso acontece? Qual é o tratamento indicado? No Ana Paulaº Lappoñi Espaço Terapêutico, nossa clínica de medicina tradicional chinesa em Pinheiros, atendemos muitos pacientes que sofrem com a cefaleia.


Por isso, preparamos este artigo completo sobre o assunto. Lendo até o fim, você vai descobrir:


- Quais são os motivos da dor de cabeça?


- Quais são os tipos de dor de cabeça?


- Diferenças entre dor de cabeça tensional, enxaqueca, dor de cabeça associada à sinusite e dor de cabeça em salvas.


- Os efeitos da dor de cabeça na rotina pessoal e profissional.


- A visão da medicina tradicional chinesa sobre a dor de cabeça.


- Como é feito o diagnóstico de dor de cabeça?


- As terapias orientais utilizadas no combate à cefaleia!


Boa leitura! E se você tem dor de cabeça todo dia, clique aqui e peça ajuda.


Dor de cabeça todo dia: qual é o motivo?


Mesmo que você não tenha dor de cabeça todo dia, e sim esporadicamente, precisa tratar do problema. A cefaleia é uma doença comum, pois quase todos os habitantes do planeta sofrem com ela em algum momento da vida. Uma estimativa das organizações de saúde é que 94% dos homens e 99% das mulheres já tiveram ou costumam ter dor de cabeça.


Em 15% a 30% dos pacientes, a cefaleia é a doença em si. Nas demais pessoas, ela é o sintoma de um outro mal, como uma gripe ou intoxicação alimentar. E também pode estar relacionada a algo mais grave, como um tumor ou uma meningite.


Quais são os tipos de dor de cabeça?


Existem mais de 150 tipos de cefaleia. As quatro mais comuns são a tensional, a enxaqueca, a associada à sinusite e a cefaleia em salvas. Pronto para conhecer cada uma delas? Vamos lá!


DOR DE CABEÇA TENSIONAL:


A dor de cabeça tensional é causada pela rigidez dos músculos das costas, do pescoço ou do couro cabeludo. Geralmente, surge em virtude da ansiedade ou da má postura corporal. Também está relacionada aos distúrbios do sono. A dor de cabeça tensional se manifesta por uma sensação de pressão na testa e nas laterais da nuca.


ENXAQUECA:


Quem sofre com dor de cabeça todo dia costuma ter enxaqueca, o tipo mais incômodo de cefaleia. É uma dor intensa, em que a cabeça parece ficar pulsando, como as batidas do coração: tum, tum, tum... A enxaqueca pode durar poucas horas ou muitos dias. Nos casos mais graves, o paciente sofre com tonturas, náuseas e vômitos.


DOR DE CABEÇA ASSOCIADA À SINUSITE:


Esse tipo de dor de cabeça requer um tratamento para a doença que origina o problema, a sinusite. Ou seja, não adianta combater apenas a cefaleia. Entre os sintomas, estão muitas dores na região do nariz e dos olhos, além de tosse, febre e até mau hálito.


DOR DE CABEÇA EM SALVAS:


A cefaleia em salvas é muito rara. O paciente sente uma dor de cabeça bastante forte em apenas um dos lados do rosto. Geralmente, essa cefaleia surge à noite, durante o sono. E é causada por distúrbios hormonais ou lesões.


Dor de cabeça todo dia prejudica a rotina


Quem sofre com dor de cabeça todo dia ou toda semana acaba enfrentando outros problemas. A Aliança Europeia para Enxaqueca e Cefaleia, em parceria com a empresa farmacêutica Novartins, fez uma pesquisa com 11 mil pessoas de 31 países, incluindo 851 cidadãos do Brasil. Veja os resultados do estudo entre os brasileiros:


- 45% tiveram uma perda de produtividade por causa das dores de cabeça


- 17% precisaram faltar ao trabalho em virtude de cefaleias muito intensas


- 56% desistiram de atividades sociais e de hobbies porque sentem dor de cabeça todo dia


- 82% afirmaram que a vida social foi muito prejudicada pela cefaleia


Outro ponto importante que deve ser levado em consideração é que, por ser algo comum, muita gente não trata a doença. Nós nos acostumamos a ter dores de cabeça desde a infância, e curá-las com Aspirina, Advil, Novalgina ou outro medicamento. Poucos buscam ajuda especializada, a não ser quando as dores são muito fortes. Acontece que, sem tratamento, as cefaleias vão se tornando mais frequentes e fortes ao longo dos anos.


Como a medicina tradicional chinesa trata a dor de cabeça?


O tratamento da medicina tradicional chinesa para a dor de cabeça começa tentando identificar a origem do problema. No Ana Paulaº Lappoñi Espaço Terapêutico, nossa clínica de terapias orientais em Pinheiros, fazemos algumas perguntas no primeiro atendimento.


Os pacientes precisam responder:


- Como a dor de cabeça começa?

- Existiu algo que desencadeou a dor de cabeça? Houve um gatilho?

- Quanto tempo a dor de cabeça costuma durar?

- A dor de cabeça melhora ou piora com o passar do tempo?

- O que você faz para melhorar a dor de cabeça?

- O que faz a dor de cabeça piorar?

- Onde a dor de cabeça está localizada?

- As características da dor de cabeça (dor em peso? Dor em facada? Dor irradiada?).

- Existe outro sintoma além da dor de cabeça?

- Os familiares também sofrem com dor de cabeça?

Nossos terapeutas buscam identificar se a cefaleia é causada por um excesso ou por uma deficiência de Qi (energia vital do corpo humano) e de sangue chegando na cabeça.


O passo seguinte é verificar se a dor de cabeça tem como origem um bloqueio, uma deficiência, uma estagnação ou uma inversão de Qi e sangue na cabeça.

O tratamento pode ser baseado na localização da dor de cabeça?


A medicina tradicional chinesa leva em consideração a localização da dor na cabeça para fazer o diagnóstico e prescrever o tratamento. Alcançar a cura depende também, portanto, de identificar com precisão onde o incômodo acontece:

Tai yang: região da cervical e dorso das costas


Shao yang: região temporal e parietal da cabeça


Yang Ming: testa


Jue Yin: topo da cabeça e entorno dos olhos

Outras circunstâncias levadas em consideração para que os terapeutas do Ana Paulaº Lappoñi Espaço Terapêutico façam o diagnóstico são os fatores climáticos, as emoções e o estilo de vida do paciente.

Quais são as terapias orientais utilizadas para curar a dor de cabeça?


A medicina tradicional chinesa usa um conjunto de terapias orientais para tratar a dor de cabeça. Técnicas como o tui na, o shiatsu, a auriculoterapia, a acupuntura, a fitoterapia chinesa e a moxa podem ser aplicadas juntas ou isoladamente, de acordo com as características da cefaleia e do paciente.


Crianças, por exemplo, respondem melhor a tratamentos com tui na, auriculoterapia e shiatsu. E a acupuntura, nos casos de cefaleia, é mais recomendada para os adultos.


Em muitos casos, os tratamentos para dor de cabeça usando medicina chinesa são suficientes. Em outras situações, as terapias orientais podem complementar um tratamento feito com um neurologista.


Chega de sofrer com dor de cabeça todo dia!


Se a cefaleia é um problema na sua vida, clique aqui e agende uma consulta em nossa clínica de medicina tradicional chinesa em Pinheiros. Ou mande um WhatsApp para este número: (11) 99141-1712.


O Ana Paulaº Lappoñi Espaço Terapêutico oferece atendimento online e presencial.


Nossa clínica de terapias orientais em Pinheiros fica na Rua João Moura, 661, conjunto 63, pertinho do metrô Oscar Freire.


Estamos esperando por você!


97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page