• Ana Paulaº Lappoñi

DORES NO CORPO TODO: O QUE PODE ESTAR ACONTECENDO?

Quem começa a sentir dores no corpo todo precisa se movimentar mais. Seu problema está relacionado à falta de exercícios. E você não está errando sozinho: 47% dos brasileiros são sedentários, de acordo com levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). A falta de exercícios influencia um a cada três óbitos no país, segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.


Não estamos querendo te assustar, viu? Pelo contrário. A ideia aqui é alertar enquanto é possível mudar. Nada pode nos impedir de dedicar um tempo, por menor que seja, para evitar as dores no corpo todo.

Com a pandemia do novo coronavírus, até pessoas atléticas relaxaram. Um estudo do Instituto Ipsus mostrou que 35% dos brasileiros que praticavam exercícios reduziram o hábito durante a quarentena. As desculpas são muitas, como ansiedade e falta de espaço. Mas há como cuidar da saúde até em lugares pequenos, como vamos mostrar neste artigo. O Ana Paulaº Lappoñi Espaço Terapêutico vai te ensinar a praticar o Qi Gong.


Tong Ze Bu Tong Tong Ze Bu Tong


A frase em chinês 通则不痛 痛则不通 - ou Tong Ze Bu Tong Tong Ze Bu Tong na linguagem ocidentalizada - significa “se tem circulação, então não tem dor. Se tem dor, então não tem circulação”. Simples, né? É o que pregamos em nossa clínica de terapias orientais em Pinheiros, porque a medicina chinesa esclarece que a dor é resultado da estagnação.


E como tratar isso? Fazendo circular!


E como você fará circular? Bom, aí a resposta é um pouquinho mais complexa, já que existem inúmeros tratamentos que, isolados ou combinados, trarão benefícios para eliminar suas dores no corpo todo. Podemos citar acupuntura, ventosa, moxa, shiatsu, tui na, Lian Gong e Tai chi Chuan. Mas hoje, vamos falar especificamente do Qi Gong.


Usando o Qi Gong para combater as dores no corpo todo


O Qi Gong é um conjunto de práticas para movimentar sutilmente a energia do corpo. As dores que você sente, podem ser causadas, em parte, porque seu organismo não está sendo desafiado. Aí você acorda com um incômodo nas costas, vai escovar os dentes e sente um desconforto no ombro, dá um passo um pouco mais largo e surge uma câimbra na panturrilha. Se a sua vida tem sido assim, você precisa conhecer o Qi Gong.


Na China, faz parte da cultura praticar exercícios como os que eu demonstro neste vídeo. Assista e aprenda a se movimentar e combater as dores no corpo todo. Neste exemplo, eu mostro como alongar a coluna.





Faça circular e pare de ter dores no corpo todo


Existem muitos outros exercícios de Qi Gong. Clique aqui para ver movimentos que ajudam a eliminar dores no pescoço.


E se precisar de ajuda com qualquer outra dor ou desconforto, conte com o Ana Paulaº Lappoñi Espaço Terapêutico. Somos uma clínica de medicina chinesa em Pinheiros, localizada na Rua João Moura, 661, sala 63, pertinho do metrô Oscar Freire. Nosso espaço é especializado em terapias orientais.


Estamos abertos durante a quarentena, respeitando as determinações da OMS e do Sindicato dos Acupunturistas e Terapeutas Orientais do Estado de São Paulo (Satosp).


Entre os atendimentos, fazemos a higienização completa da clínica. E esperamos uma hora para receber cada novo paciente depois que o anterior foi embora. Se quiser agendar uma consulta, clique aqui e mande sua mensagem. Ou ligue agora para (11) 99141-1712.

42 visualizações

© 2019 por Lu Costa Design