• Ana Paulaº Lappoñi

DOR NO PESCOÇO: MUDE SEUS HÁBITOS PARA NÃO SOFRER MAIS!

A dor no pescoço, também chamada de dor cervical, é um problema comum. E muitas vezes o incômodo surge quando não tomamos cuidado com a postura. Um bom exemplo é nossa relação com a tecnologia. Uma paciente do Ana Paulaº Lappoñi Espaço Terapêutico tem um aplicativo que mostra quanto tempo ela passa no celular. Na última semana, usou o aparelho por 23 horas e 9 minutos, uma média de 4 horas e 57 minutos por dia com o pescoço inclinado, olhando para baixo. Para não ter dores cervicais, o correto seria manter o pescoço reto, firme, e levar o telefone à altura dos olhos.


Mas quem se lembra disso quando vai se distrair nas redes sociais ou responder mensagens no WhatsApp?


A pandemia do coronavírus também contribuiu para o aumento de pacientes que sentem dor no pescoço. Se no escritório o cuidado com a ergonomia já não era tão grande, no home office a situação piorou. Poucas pessoas têm em casa um espaço adequado para o trabalho, com mesa e cadeira confortáveis, e em que a tela do computador fique ao nível dos olhos. O resultado é um incômodo que começa a se manifestar aos poucos, vai crescendo, até que fica insuportável. Por isso, neste artigo, vou contar como evitar e tratar a dor no pescoço.


O que é a dor no pescoço?


Antes de mais nada, é importante saber que a dor no pescoço pode ser o indício de uma doença grave, como um câncer localizado em algum ponto entre os ombros e a cabeça. Mas isso é raro. Duas a cada três pessoas sofrem com dores cervicais ao longo da vida. E em 90% dos casos, elas estão relacionadas somente à postura inadequada. Ou seja, basta tomar cuidado para evitar o problema.


As dores ortopédicas em geral podem ter sua causa em traumas, esforços repetitivos, fatores climáticos (vento, frio, umidade), fatores emocionais, idade avançada, constituição física ou má alimentação.


Tudo isso pode causar:


- Estagnação da energia (Qi)

- Diminuição da circulação de sangue na região

- Má nutrição dos tecidos articulares


Como tratar a dor no pescoço?


Para tratar a dor no pescoço, assim como qualquer enfermidade ortopédica, devemos ativar a circulação do Qi (energia vital) e do sangue. É necessário desinflamar, lubrificar a articulação e nutrir os tecidos. As dores na cervical podem ser classificadas em 4 tipos e, fazendo uma avaliação presencial, é possível saber a origem da dor e a melhor forma de tratar.


Clique aqui para agendar uma consulta em nosso clínica de medicina oriental em Pinheiros. E não se preocupe: já adotamos todos os protocolos de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS) e estamos atendendo apenas com hora marcada, com intervalo de uma hora entre os pacientes e higienizando totalmente a clínica antes de cada consulta.


Quais são as opções e combinações possíveis de tratamento?


Em nossa clínica de terapias orientais em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, pertinho do metrô Oscar Freire, oferecemos vários tratamentos para a dor no pescoço, que podem ser ministrados de forma isolada ou conjunta. É possível combater o incômodo na cervical com técnicas como a acupuntura, a acupuntura com eletroestímulo, o tui na, a auriculoterapia e a fitoterapia chinesa.


É comum usar acupuntura, tui na e auriculoterapia, pois as três combinadas produzem um efeito mais rápido. Às vezes, dependendo da causa da dor no pescoço, vamos indicar um fitoterápico.


Previna as dores cervicais com exercícios de Qi Gong


Em chinês, Qi significa energia e Gong é o mesmo que método. Portanto, Qi Gong (pronuncia-se Chi Kun) é uma prática para mobilizar sutilmente a energia do corpo, corrigindo tudo o que estiver em desarmonia e restabelecendo o equilíbrio da saúde.


O Qi Gong reúne um conjunto de exercícios que você pode fazer em casa, sozinho, sem precisar de nenhum equipamento específico. São movimentos para lubrificar, alongar e fortalecer a região da cervical.


Eu fiz um vídeo com alguns exercícios muito simples que você pode praticar todos os dias. Faça do Qi Gong uma atividade rotineira para aliviar a dor no pescoço e muitos outros incômodos físicos e emocionais.




Clínica de medicina oriental em Pinheiros


Está procurando por acupuntura em Pinheiros? Shiatsu em Pinheiros? Tui na em Pinheiros? Então você precisa conhecer o Ana Paulaº Lappoñi Espaço Terapêutico, uma clínica de medicina chinesa localizada na Rua João Moura, 661, sala 63, pertinho do metrô Oscar Freire.


Estamos abertos durante a quarentena, respeitando as determinações da OMS e do Sindicato dos Acupunturistas e Terapeutas Orientais do Estado de São Paulo (Satosp). Se quiser agendar uma consulta, clique aqui e mande sua mensagem. Ou ligue agora para (11) 99141-1712.

136 visualizações

© 2019 por Lu Costa Design