top of page
  • Foto do escritorAna Paulaº Lappoñi

MENSTRUAÇÃO IRREGULAR: O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM SEU CORPO?

A menstruação irregular é um problema que aflige mulheres de todas as idades, raças, nacionalidades e classes sociais. É um mal, portanto, democrático e pouco exigente, capaz de prejudicar o bem-estar de todas nós. Porém, existem sim algumas situações que acabam provocando as falhas no ciclo menstrual, e é isso que vamos ver no post de hoje!


Em minha clínica de acupuntura e shiatsu em Pinheiros, tenho recebido diversas mulheres com a mesma reclamação: não sabem mais quando – e se – vão menstruar. Nem quanto tempo o ciclo vai durar! E você bem sabe que essas indefinições atrapalham nossa rotina e nosso humor. Não é incomum que as pacientes cheguem bastante estressadas ao consultório.





Mas antes de falar das causas e sugerir soluções, como faço toda semana aqui no blog, é melhor começar explicando o que é uma menstruação irregular e como deveria ser um ciclo normal.


E você já sabe: se chegar ao fim da leitura e continuar com dúvidas, pode contar com meus conselhos. É só clicar aqui e me mandar uma mensagem! O objetivo do blog é justamente trazer informações valiosas e ajudar a todas as pessoas.


Menstruação irregular: o que é isso?


Os ciclos menstruais vão da adolescência até a menopausa. E funcionam de acordo com um eixo:


CÉREBRO > OVÁRIOS > ÚTERO


O cérebro dá o comando, os ovários produzem os hormônios, que agem no útero e coordenam os ciclos menstruais.


A menstruação normal dura entre dois e sete dias, e tem um intervalo entre 21 e 35 dias. Nas adolescentes, o hiato entre os ciclos pode ser maior, chegando a 45 dias.





Qualquer alteração para mais ou menos que esses períodos, por dois meses consecutivos, precisa ser investigada. É um indício claro de menstruação irregular. Pode – e deve - haver algo de errado com o seu organismo.


Quanto ao volume da menstruação, o normal é ser pequeno no primeiro dia, chegar ao pico no segundo e terceiro dias e depois diminuir novamente.


Quanto à coloração, a menstruação deve ser clara no primeiro dia, ficar mais escura no segundo e terceiro dias e, depois, voltar à tonalidade inicial.


Existem outras características em que se deve prestar atenção?


Sim, existem. As falhas no calendário não são os únicos sinais de menstruação irregular. Você precisa, também, ficar de olho na quantidade de sangue que está perdendo. Se houver uma alteração brusca, para mais ou menos, entre um e outro ciclo, acenda o sinal de alerta.




Também fique atenta à quantidade de dias em que permanece menstruada a cada ciclo. Se o seu normal é, digamos seis dias, e passar a ser quatro ou oito nos meses seguintes, investigue. Vá ao médico. É bom fazer exames e entender o que está acontecendo com o seu corpo.


Quais são os tipos de menstruação irregular?


Existem 4 tipos de menstruação irregular, todas com nomes bem esquisitos: oligomenorreia, metrorragia, hipermenorragia e amenorreia. Curiosa para saber o que significam?


OLIGOMENORREIA é diminuição da menstruação tanto em volume quanto em número de dias de duração, comparado ao ciclo de cada paciente. Pode ser visto com frequência entre atletas.

Já a METRORRAGIA é caracterizada por todo sangramento vaginal procedente do útero e que não tem relação com o ciclo menstrual pela característica do fluxo ou pelo momento da aparição .

E a HIPERMENORREIA acontece quando aumenta a quantidade e a duração da menstruação.

Por fim, temos a AMENORREIA, que é a ausência total de menstruação durante mais de três meses. Sobre ela, já fiz um artigo super completo que você pode ler clicando aqui.





E quais são as causas das falhas no ciclo menstrual?


Se você não está grávida, o que seria, obviamente, o fator normal para a ausência de menstruação, precisa ficar atenta a outras causas. E são muitas. Vejam as principais:


- Perda ou ganho de peso em excesso

- Alterações hormonais

- Prática intensa de atividades físicas

- Hipertireoidismo

- Hímen imperfurado

- Uso de DIU

- Troca da pílula anticoncepcional

- Uso de medicamentos

- Uso de drogas ilegais

- Tumores




Como a medicina tradicional chinesa trata a menstruação irregular?


Quando recebo, em minha clínica de acupuntura e shiatsu em Pinheiros, uma paciente com essa reclamação, pergunto sobre a regularidade, tempo de duração, volume, cor, se tem coágulo ou não e quais sintomas emocionais e físicos que acompanham o ciclo menstrual.


Aliás, questionar sobre o ciclo menstrual sempre faz parte do interrogatório quando atendo uma mulher, mesmo que o motivo de consulta não esteja diretamente relacionado. Já tive pacientes cuja queixa principal era dor de cabeça e, na anamnese, sua menstruação era irregular e a causa de ambos os sintomas - dor de cabeça e falha no ciclo menstrual - era a mesma!


A menstruação pode ser adiantada (chega 8 ou 9 dias antes da data prevista), atrasada (aparece 8 ou 9 dias após a data esperada) ou irregular (varia de acordo com o mês).


Os sintomas da menstruação adiantada são irritabilidade, rubor facial, boca amarga, urinas escassas, fadiga, depressão, anorexia, fezes secas, amolecidas ou finas.


Já os sinais da menstruação atrasada são vertigem, visão embaçada, palpitações, sono intranquilo, face pálida, sem brilho, ou dor no hipogástrio que alivia com calor, e pés e mãos frios.




O que fazer para resolver de vez o problema?


A menstruação irregular pode ser causada por uma estagnação do Qi do fígado, normalmente relacionada a questões emocionais.


E você pode até se identificar com este fenômeno que vou descrever agora: quem não conhece alguém cuja menstruação ficou irregular quando mudou de cidade ou país?


E qual mulher, ao trocar de emprego, não sofreu com uma menstruação bagunçada, com coágulos e distensão nas mamas?


Os melhores tratamentos para ajudar a regularizar a menstruação são a acupuntura, a auriculoterapia e a fitoterapia chinesa.


Espero ter contribuído um pouco no esclarecimento de como a Medicina Chinesa vê esta questão e de como é o tratamento. Se você sofre de menstruação irregular provavelmente poderá resolver com um método natural e milenar!


A Medicina Chinesa pode ajudar muito na regularização do ciclo menstrual.


Se precisar de ajuda ou quiser tirar dúvidas, pode me ligar ou mandar um WhatsApp para (11) 99141-1712.



O Ana Paulaº Lappoñi Espaço Terapêutico, minha clínica de acupuntura em Pinheiros, fica na Rua João Moura, 661, conjunto 63, pertinho do metrô Oscar Freire. Até a próxima!


538 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page