top of page
  • Foto do escritorAna Paulaº Lappoñi

FITOTERAPIA CHINESA FUNCIONA E PODE SER A MELHOR SOLUÇÃO!

Atualizado: 25 de out. de 2020

A fitoterapia chinesa funciona muito bem no combate a diversos problemas de saúde. É uma ciência oriental com mais de 5 mil anos de bons serviços prestados ao bem-estar da humanidade! O uso de plantas, ervas e vegetais para fins terapêuticos é muito popular na Ásia e chegou no ocidente há bastante tempo, embora não com a mesma força.


Eu, desde que comecei a estudar as plantas e raízes chinesas, comecei a fazer cada vez mais uso delas. É um hábito anterior à criação da minha clínica de acupuntura e shiatsu em Pinheiros.




Minhas pacientes também comprovam que fitoterapia chinesa funciona. Seja lá qual for a reclamação e o tratamento que elas buscam no Ana Paulaº Lappoñi Espaço Terapêutico, quando indico os fitoterápicos os resultados costumam atingir as expectativas. Por isso, resolvi tratar desse assunto aqui no blog hoje!


Fitoterapia chinesa funciona mesmo?


Também chamada de medicina verde, a fitoterapia chinesa trata dos desequilíbrios funcionais. Ela é responsável por drenar os excessos e tonificar as deficiências do nosso organismo.


As fórmulas magistrais chinesas de fitoterápicos são compostas de raízes, ervas, sementes, frutos e seguem os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). No bairro da Liberdade, em São Paulo, é possível encontrar vários componentes destas fórmulas.


É importante, apenas, não se automedicar. Procure sempre um especialista em terapias orientais e em MTC para fazer uma avaliação e, aí sim, tomar o fitoterápico mais indicado para o seu caso.





Existe fitoterápico para que tipo de problema?


A fitoterapia chinesa funciona de um jeito diferente da medicina tradicional. Você pode ir às farmácias e comprar um remédio para dor de cabeça, mas não encontrará um fitoterápico com a mesma finalidade, nem que seja recomendado para dor muscular ou que cure a insônia...


O fitoterápico é customizado para necessidades específicas do paciente. Cada componente da fórmula foi pensado e está lá por uma razão que, combinada com os demais ingredientes, irá reequilibrar alguma desarmonia existente.


As formulações chinesas são classificadas em 18 categorias:


1 -Liberam a superfície

2 - Laxativas

3- Digestivas

4- Harmonizantes

5 -Dispersam calor

6 - Aquecem o interior

7- Tônicos

8- Fixam e adstringem

9 - Acalmam o espírito

10- Recuperam a consciência

11 - Regulam o Qi

12- Regulam o sangue

13 - Eliminam a umidade

14 - Eliminam a fleuma

15- Tratam o vento

16- Tratam a secura

17 - Antiparasitárias

18 - Eméticas



Tá, entendi... mas como a fitoterapia chinesa funciona então?


Isso tudo pareceu muito vago, né? Mas tenha a certeza absoluta de que não é! Repetindo: não dá para separar fitoterapia e medicina chinesa. Elas andam juntas! E para definir qual fitoterápico você pode tomar é necessário fazer uma avaliação.


Em minha clínica de acupuntura e shiatsu em Pinheiros, começo o atendimento com uma anamnese detalhada dos sinais e sintomas do paciente. Checo o pulso e observo a língua, levando sempre em consideração a queixa principal.


E como expliquei no post da semana passada sobre dietoterapia, que você pode ler clicando aqui, a fitoterapia também leva em consideração a natureza, o sabor, o canal que penetra e a direção do Qi.




E como descobrir qual fitoterápico eu devo tomar?


Fazendo uma consulta e passando por uma anamnese. Uma prova de que a fitoterapia chinesa funciona é a quantidade de pacientes que atendi de forma online durante a pandemia do novo coranavírus. Nos primeiros meses de isolamento social, foi impossível receber clientes para sessões de shiatsu e acupuntura em Pinheiros.


A forma como pude ajudar os pacientes foi conversando pelo Zoom, pelo Skype... pela internet. E prescrevi muitos fitoterápicos para controlar a ansiedade, ajudar na qualidade do sono, evitar a irritabilidade e melhorar problemas alimentares.


A todos eles, fiz muitas perguntas até chegar ao diagnóstico. Por exemplo: se a queixa era dor de cabeça, eu precisava saber o nível e a localização da dor, os sintomas que a acompanhavam, há quanto tempo estava doendo e se a dor melhorava com descanso ou não, por exemplo...


Principalmente, eu precisava descobrir o que desencadeou a dor de cabeça, pois uma cefaleia causada por excesso de trabalho e que surge no fim da tarde é diferente daquela que já acorda junto com você e te acompanha por todo o dia. É tudo dor de cabeça, certo? Mas suas respostas vão indicar qual formulação de fitoterápico agirá melhor e mais rapidamente na cura.


Veja como os fitoterápicos podem te ajudar a cuidar da saúde!


Em minha mesa, aqui na clínica de acupuntura e shiatsu em Pinheiros, repousa um livraço. Um tijolão, como se diz popularmente. Uma obra grande em tamanho e maior ainda em conteúdo e conhecimento!


Ele se chama Chinese Herbal Medicine – Formulas & Strategies e tem mais de 600 fórmulas de uso clássico por médicos na China. A boa notícia é que já conseguimos encontrar muitas destas fórmulas aqui no Brasil.





Nos últimos anos, a prescrição de fitoterápicos ficou mais fácil. Existem algumas fórmulas magistrais chinesas que estão chegando no Brasil em forma de bolinhas e que são mais práticas de se tomar no dia a dia. Anteriormente era necessário comprar os ingredientes separadamente, juntá-los, cozinhá-los e tomá-los em forma de “tang”, que significa “sopa” em chinês. Dava muito trabalho. Mas hoje basta engolir a bolinha com água, como qualquer outro comprimido comum.





Incluo os fitoterápicos nos tratamentos porque o resultado aparece rapidamente. Se a paciente sofre, por exemplo, com os calores da menopausa (fogachos), a combinação perfeita reúne fitoterápicos e sessões de acupuntura. As agulhas eliminam o excesso de calor e os fitoterápicos nutrem o yin do Fígado e do Rim.

Se precisar de ajuda ou quiser tirar dúvidas, pode me ligar ou mandar um WhatsApp para (11) 99141-1712.



O Ana Paulaº Lappoñi Espaço Terapêutico, minha clínica de acupuntura em Pinheiros, fica na Rua João Moura, 661, conjunto 63, pertinho do metrô Oscar Freire. Até a próxima!


Espero ter ajudado mais uma vez com este artigo orientativo. É compartilhando conhecimento que teremos, todos nós, mais bem-estar e qualidade de vida!


Até a próxima!

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page