top of page
  • Foto do escritorAna Paulaº Lappoñi

ASMA PODE SER CONTROLADA COM AJUDA DA MEDICINA CHINESA!

Você sabia que a asma pode ser controlada? Muitos asmáticos lidam muito bem com a doença, se cuidam e têm uma rotina normal. E é disso que eu quero falar neste retorno aqui do blog!


Sim, estou de volta! Tanto ao blog quanto à clínica de acupuntura e shiatsu em Pinheiros, o Ana Paulaº Lappoñi Espaço Terapêutico. Após descansar com minha família, já reabri a agenda e comecei a receber meus pacientes para atendimentos. E o tema de hoje nasceu justamente numa das primeiras consultas, por causa de um paciente que tem asma e é tratado com técnicas orientais!


Vou explicar tudo em detalhes. E se você quiser fazer alguma pergunta, clique aqui e escreva uma mensagem. Terei o maior prazer em ajudar a tirar qualquer dúvida sobre o assunto!





Asma pode ser controlada: quais são as características da doença?


De acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), 235 milhões de pessoas são asmáticas. A doença também é conhecida como bronquite asmática ou bronquite alérgica, e está presente em todas as regiões do planeta. Porém, 80% das mortes ocorrem em países em desenvolvimento, como o Brasil. Aliás, entre 3% e 5% da população do nosso país têm asma.

Não existe cura, mas a asma pode ser controlada de diversas maneiras. Os pacientes precisam tomar alguns cuidados para evitar crises e reduzir os riscos de agravamento do quadro clínico ao longo dos anos. Mas antes de explicar os tratamentos, vou falar sobre a causa!


A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Durante uma crise, os brônquios se inflamam e dificultam a passagem do ar, causando tosse, aperto no peito, chiado e falta de ar.


Essas crises são desencadeadas por inúmeras situações, como presença de pó, poeira e mofo no ambiente. Perfumes e odores muito fortes também podem provocar crises.




Asma pode ser controlada com terapias orientais


A asma pode ser controlada com ajuda da medicina tradicional chinesa quando o paciente está em crise e quando o paciente está fora da crise. Normalmente, em minha clínica de acupuntura e shiatsu em Pinheiros, recebo pessoas que não estão enfrentando uma crise no momento, já que, nas emergências, os asmáticos procuram um atendimento de urgência em algum pronto-socorro.


Na medicina tradicional chinesa, a doença asma não existe. E sim um conjunto de quatro condições clínicas que reúnem vários sintomas. E são esses sintomas que diferenciam as síndromes, ou seja, o conjunto de sintomas.


Para cada síndrome, existe um tratamento específico. Portanto, a asma pode ser controlada e não piorar desde que haja um bom diagnóstico!





E quais são os principais sintomas que diferenciam as síndromes?


O Pulmão, claro, está envolvido nesta doença respiratória. Porém, ele não é o único órgão que apresenta desequilíbrio. E aqui estamos falando de um desequilíbrio em direção à uma deficiência, uma incapacidade de funcionar energeticamente de acordo com sua fisiologia normal. Os outros órgão são Rim, Baço e Coração.

Eu agrupei os principais sintomas que diferenciam as síndromes. Assim, será mais fácil você compreender todos os detalhes. Vamos lá?


1 - VENTO FRIO

Os principais sintomas são a falta de ar (dispneia), sibilos (ruídos respiratórios) e sensação de peito cheio (plenitude torácica). Normalmente, o paciente não tem sede.

É mais comum que estes sintomas ocorram em épocas de clima frio ou de mudança abrupta de temperatura quente para a fria. Em algumas vezes, o paciente também pode ter um pouco de febre com calafrio, o que evidencia que os sintomas estão ainda na superfície.


2 - FLEUMA CALOR

Este nome é dado para a condição em que o paciente evoluiu da fase um (vento frio) para tosse com catarro expresso - podendo ser de cor amarelada. Normalmente, o paciente sente mais sede e calor.


3 - DEFICIÊNCIA DO PULMÃO

Aqui, normalmente, os pacientes apresentam falta de ar, tosse com sibilos baixos, uma voz sem força e transpiram muito após qualquer tipo de atividade física – inclusive as mais leves.


4 - DEFICIÊNCIA DO RIM

Além de todos os sintomas de quem tem deficiência do pulmão, os pacientes que têm asma e se encaixam clinicamente numa condição de deficiência de rim podem apresentar algumas das condições a seguir:

- Membros frios

- Zumbido no ouvido

- Cansaço físico

- Depressão emocional

- Dor na região lombar ou nos joelhos

Pessoas nesse estágio também têm crises de falta de ar após uma atividade física, respiração curta e, muitas vezes, difícil.





Veja como a precisão do diagnóstico faz toda a diferença!


Quando o paciente chega à clínica, eu preciso avaliar muito detalhadamente os sintomas e fazer as perguntas certas para que ele me conte todo o seu histórico com a doença. É assim que eu consigo chegar a um diagnóstico preciso e posso, a partir daí, prescrever um tratamento.


Imagine que o paciente chega com uma rinorreia clara, um pouco de tosse - porém, não está com febre nem catarro expresso - e me diz que, no dia anterior, ficou numa sala de reuniões com o ar-condicionado nos 19 graus. Já sei que ele se encaixa na primeira condição que eu mencionei: vento frio.


O tratamento será com ventosa para expulsar o frio que está tentando entrar em seu corpo. Pessoas com fragilidade pulmonar sofrem muito com as mudanças climáticas e tenho que fortalecer o pulmão num segundo momento. Aqui, os fitoterápicos chineses são excelentes para tonificar o Pulmão e evitar recidiva!


Mas... e se o paciente chega dizendo que sempre sente os pés e as mãos frias, que o mínimo esforço o deixa cansado, que acorda de madrugada para urinar pelo menos duas vezes durante a noite e que, além disso, tem dores crônicas na lombar e nos joelhos?


Nesse caso, sei que estou diante de uma deficiência de Rim e que, além da acupuntura, a moxa será bem-vinda para aquecer o yang!


Esses pequenos detalhes no tratamento fazem toda a diferença no restabelecimento do paciente.





Asma pode ser controlada com uma combinação de tratamentos


Com os tratamentos adequados, a asma pode ser controlada. A quantidade de episódios de crise asmática diminui e o paciente tem uma qualidade de vida melhor!


Existem algumas combinações de terapias possíveis: acupuntura, moxa, ventosa, auriculoterapia e fitoterápico chinês.


Eu também oriento os pacientes sobre os alimentos mais adequados para cada quadro clínico.


Nestes tempos de covid, a imunidade passa a ser fundamental para se evitar o contágio, além de todas as medidas de prevenção. Na Medicina Chinesa, melhorar a imunidade, neste caso, passa por tonificar a energia do Pulmão e do Rim, principalmente!


O Ana Paulaº Lappoñi Espaço Terapêutico, minha clínica de acupuntura em Pinheiros, fica na Rua João Moura, 661, conjunto 63, pertinho do metrô Oscar Freire.


Se precisar tirar dúvidas, pode me ligar ou mandar um WhatsApp para (11) 99141-1712.



Não espere mais tempo para tratar a asma. Tome cuidado. Com apoio especializado e uma rotina adequada, tudo ficará melhor!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page