• Ana Paulaº Lappoñi

FLORAIS DE BACH FUNCIONAM E SÃO RECONHECIDOS PELA OMS

Os florais de Bach funcionam como terapia complementar na cura de diversos problemas. São recomendados para adultos e crianças e não possuem contraindicações. Harmonizam casos de depressão, ansiedade, insônia, medo, traumas, irritabilidade, desânimo e muito mais. Para cada situação, existe um floral específico ou uma combinação de florais, como mostraremos ao longo deste artigo.


Também vamos contar os detalhes de três casos reais de pacientes atendidos com florais de Bach no Ana Paulaº Lappoñi Espaço Terapêutico:


- Um garoto de 5 anos que não conseguia dormir porque tinha medo de monstros;


- Uma menina de 8 anos que sofria com o divórcio dos pais;


- Uma mulher que já estava perdendo as forças para apoiar o marido, que lutava contra uma doença terminal.


Os três pacientes comprovam que florais de Bach funcionam... e o mesmo poderia ser dito por outras centenas de pessoas que já estiveram em nossa clínica de terapias orientais em Pinheiros.


Florais de Bach: o que são?


Os florais de Bach são uma descoberta do médico britânico Edward Bach (1886 - 1936), que dedicou sua carreira a desenvolver uma técnica de medicina alternativa baseada na energia das floras silvestres. Sua invenção, composta por 38 essências florais, é capaz de combater as emoções negativas que provocam doenças, promover o bem-estar emocional dos pacientes e, assim, tratar a saúde do corpo em geral. Ele acreditava que a personalidade do paciente era mais importante do que seus sintomas e deveria fazer parte do diagnóstico médico e do tratamento prescrito.

As essências extraídas das flores são compostos energéticos sem adição de ativos químicos. O terapeuta usa a energia da natureza para colaborar na cura do paciente. E a recuperação sempre começa pela cabeça.

No livro Florais de Bach: Uma Visão Mitológica, Etimológica e Arquetípica, publicado pelo Grupo Editorial Pensamento, o autor Henrique Vieira Filho explica: “Se tentarmos manter indefinidamente bloqueados o acesso a determinados fatores psíquicos que nos são dolorosos, arcaremos com um alto preço: a somatização, ou seja, passaremos para o corpo tudo que tentamos esconder do nosso consciente”.


Qual é o mais famoso dos florais de Bach?


A essência mais conhecida é chamada de Rescue Remedy. Na realidade, ela é uma combinação de outras cinco flores:


Impatiens

Clematis

Rock rose

Cherry plum

Star of Bethlehem


A Rescue Remedy é usada em casos de emergência, como quando sofremos um acidente, recebemos uma má notícia ou perdemos um ente querido. É útil quando existe a presença de medo ou pânico, tensão e agitação excessiva (antes de uma prova importante, por exemplo).

Florais de Bach funcionam: como é o diagnóstico?


No Ana Paulaº Lappoñi Espaço Terapêutico, nossa clínica de medicina chinesa em Pinheiros, os pacientes adultos são convidados a preencher um questionário com perguntas relacionadas a sensações e sentimentos. As questões são dadas antes da consulta presencial ou do atendimento online.


Com base nas respostas e na avaliação feita durante a consulta, é possível definir a melhor combinação de flores para o paciente naquele momento. O procedimento é bem parecido quando atendemos crianças. Fazemos as perguntas aos pais, pois são eles que percebem mudanças de comportamento ou de humor nos filhos.


Florais de Bach: qual é o resultado?


Os florais de Bach são muito eficientes e agem rápido. As essências começam a fazer efeito no organismo assim que são tomadas.


O tempo para que os benefícios sejam percebidos varia de acordo com o caso. Pode ser que o paciente leve até 15 dias para sentir que está melhor. Porém, para a imensa maioria das pessoas tratadas com florais de Bach, os resultados vão começar a aparecer em até 48 horas.


E como prometemos no começo deste artigo, vamos revelar três casos recentes que comprovam como os florais de Bach funcionam. Os pacientes nos autorizaram a contar suas histórias, desde que, evidentemente, seus nomes não fossem publicados.


1 - Florais de Bach funcionam: medo de monstros


Nosso paciente era um garoto incrível, encantador, mas inseguro e cheio de medos. Aos 5 anos de idade, começou a ter pesadelos. Acordava chorando madrugada sim, madrugada também. Dizia ver monstros no escuro, e implorava para que a luz do quarto ficasse permanentemente acesa. Com muita conversa sobre seus temores, revelou também que não queria mais ir para a escola porque não tinha amigos.


Vivia como naquela famosa canção da Vanessa da Mata:


Não me deixe só Eu tenho medo do escuro Eu tenho medo do inseguro Dos fantasmas da minha voz


A cura por florais de Bach exigiu a prescrição de duas essências:


Walnut (com fins de ajudar na adaptabilidade)

Mimulus (para tratar medos específicos)


Em poucos dias, o menino começou a dormir a noite toda. Tranquilo, sereno e sem nenhum medo. Os monstros que perturbavam seu sono desapareceram. E ele voltou a sentir alegria e ter confiança para ir à escola.


2 - Florais de Bach funcionam: divórcio dos pais


Foi outro caso envolvendo uma criança. Desta vez, uma menina de 8 anos de idade que sofria com a separação dos pais. 6 meses após o divórcio, ela sentia muita saudade do pai quando estava com a mãe e da mãe quando estava com o pai. Não importava em que lugar estivesse, na casa de um ou de outro, sentia-se sempre deslocada.


Ela disse, algumas vezes, a seguinte frase, que é muito comum na boca – e na cabeça – de toda criança cujos pais se divorciam:


“Eu sinto saudades da casa em que nós três morávamos juntos. Sinto muita falta de nós três juntos”.


O sofrimento começou a afetar a qualidade do sono. A menina tinha um sono leve, intranquilo, e costumava acordar no meio da noite e continuar com os olhos abertos até amanhecer.


Florais de Bach funcionam, mas é necessário tomar as essências corretas. Perceba que o problema é muito parecido com o do exemplo anterior: noites mal dormidas, falta de sono, pesadelos. Mas as causas são bem diferentes. Para a menina, prescrevemos:


Impatiens

Honeysuckle


Os dois florais surtiram efeito muito rápido. Em poucos dias, a criança voltou a ser mais tranquila. E passou a lidar bem melhor com a separação dos pais.


3 - Florais de Bach funcionam: doença terminal


O terceiro exemplo de como florais de Bach funcionam traz a história de uma mulher de 45 anos de idade. O marido dela enfrentava uma doença terminal. E ela estava muito cansada, sem energia e ânimo para continuar lutando. Uma situação absolutamente compreensível, porque envolve lidar com a perda de um ente querido e, ao mesmo tempo, ter que demonstrar que nem tudo está perdido, que existe esperança.


Se você já passou por algo assim, vai compreender muito bem o que nossa paciente estava enfrentando. Para ajudá-la, prescrevemos uma combinação com quatro florais de Bach:


Elm

Gorse

Mustard

Star of Bethlehem


O conjunto de florais de Bach foi suficiente para que nossa paciente conseguisse resgatar suas forças, agir com mais determinação e ter mais confiança para lidar com todas as dificuldades.


Florais de Bach em Pinheiros


O tempo de uso dos florais de Bach depende de cada pessoa. E muitas vezes, ao longo do tratamento, vamos precisar trocar a composição das flores, de acordo com a evolução do paciente.


Agora que você já sabe que florais de Bach funcionam, agende uma consulta em nossa clínica de terapias orientais em Pinheiros, na Rua João Moura, 661, conjunto 63, pertinho do metrô Oscar Freire.


Estamos atendendo presencialmente com agendamento, e com intervalo de uma hora entre a saída e a chegada de um novo paciente. O espaço é totalmente higienizado entre as consultas, e respeitamos todo o protocolo da Organização Mundial de Saúde. Aliás, a OMS reconhece os florais de Bach como terapia complementar desde 1976.


E para agendar seu ATENDIMENTO ONLINE, você pode clicar aqui e enviar uma mensagem.


Ou pode mandar um WhatsApp para este número: (11) 99141-1712.


O Ana Paulaº Lappoñi Espaço Terapêutico é uma clínica de medicina chinesa em Pinheiros, especializada em tratamentos como shiatsu, tui na e acupuntura.

0 visualização

© 2019 por Lu Costa Design